quinta-feira, 22 de abril de 2010

Descobrindo Queimados













É certo que, por onde as Caravanas passam, levam a vida e obra do escritor Euclides da Cunha. Há novidades, curiosidades, reflexões e estudos.
Mas é bem certo também que, dos dias 16 e 17 de abril, as Caravanas trouxeram muita história pra contar.


Clique aqui e veja as Caravanas Euclidianas em Queimados


Fomos recebidos pelo Professor Nilson, pela Valéria, Célia, Selma e pelo bravo Roberto, administrador do belo e confortável auditório do Teatro Escola Marlice da Cunha, onde as Caravanas se apresentaram aos presentes.




















Professor Nilson, certamente um dos grandes parceiros
que encontramos em nossas veredas





















Cartazes produzidos pela Prefeitura de Queimados e espalhados
pela cidade nas vésperas do evento


Lembram-se de Edeor de Paula, autor do samba “Os Sertões”, que esteve conosco no Santa Marta? Pois é. Lá estava ele novamente, emocionando o público com sua voz firme e afinada. A cara da cidade.
Auditório lotado, alunos e professores entusiasmados. Para alimentar o corpo, um coquetel saboroso. E para alimentar a alma, conhecimento. A bolsa cultura foi entregue pela professora Regina. Uma maravilha.















A Bolsa Cultura foi entregue aos professores pela professora
Regina Abreu, com seu livro "Enigma dos Sertões", o Kit do Professor e o livro "Os Sertões". Cada aluno participante da Oficina recebeu
uma cópia do livro "Os Sertões".


No dia seguinte, as Oficinas. Os alunos e professores participantes se distribuiram em três grupos, como na divisão em capítulos do livro "Os Sertões": o Homem, a Terra e a Luta. O primeiro, documentou a cidade com Regina Abreu. O segundo, explorou a terra com Maria Luiza Aboim. E o terceiro foi com Noilton Nunes gravar um pouco sobre a história de luta da rádio comunitária da cidade, "Novos Rumos". Parece que a emancipação de Nova Iguaçu deve muito a esta rádio.

O capítulo de Queimados, assim como a obra de Euclides da Cunha, entrou pra história das Caravanas.
Próxima parada: Maré.

Um comentário:

  1. Essa caravana foi maravilhosa ,, Eu ameiii ...
    Muitooo bomm mesmo e esse evento ñ pode parar !!!

    ResponderExcluir