segunda-feira, 12 de abril de 2010

Primeira parada: Morro de Santa Marta















Da esq. para a dir.: Itamar Silva (presidente do grupo ECO do Santa Marta),
Regina Abreu (professora UNIRIO), Francisco Potiguar (MEC), Malvina
Tuttman (reitora UNIRIO), Luciano Maia (Pró-Reitor de extensão e cultura
UNIRIO) e Noilton Nunes (diretor do filme "A Paz é Dourada")


Foi dada a largada.
Em meio às chuvas que devastaram a cidade do Rio de Janeiro, as Caravanas Euclidianas resistiram bravamente, optaram por não desmarcar seu lançamento e desembarcaram no Morro Santa Marta na sexta feira, dia 09 de abril.

Veja as Caravanas Euclidianas no Morro Santa Marta clicando aqui

Contamos com a cúpula da UNIRIO, do representante do MEC, alguns jornalistas e dois valentes euclidianistas.
A Quadra da Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta não lotou, como já esperávamos devido às chuvas e às dificuldades de locomoção pela cidade.
O professor Itamar representando a comunidade nos recebeu com muito carinho. Fomos cercados pela alegria de uma criançada risonha, muito guaraná e pipoca.



Edeor de Paula, autor do samba "Os Sertões" - que conta a história da Guerra de Canudos baseado na obra de Euclides - acompanhado pela Bateria Mirim da Escola fez o público presente gingar e cantar
A última novidade do dia foi assistir à estreia do filme "A Paz é Dourada", do diretor Noilton Nunes, sobre a vida e obra de Euclides da Cunha.
O filme, dedicado às crianças e aos professores nas palavras do próprio diretor, passou por uma longa e laboriosa edição, ao longo de vários anos, e hoje representa na tela a vida e obra do autor de "Os Sertões" , tornando-se uma ferramenta poderosa em sala de aula.
Professores, aliás, serão parceiros fundamentais em nossas veredas. Juntos, nós das Caravanas, com nossos parceiros (UNIRIO e MEC-SECAD), professores e alunos, vamos fazer dessa jornada uma trajetória, no mínimo, inesquecível.
Aprendizado, bate-papo e muita animação: são as Caravanas Euclidianas chegando na sua cidade.
Próximas estações: Queimados e Maré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário