Em Vassouras, as Caravanas chegaram antes dos Euclidianos. Os grandes banners/estandartes que nos ajudam a contar para os espectadores a história de Euclides já estavam há duas semanas no local da abertura das Caravanas. Faltava apenas chegar Edeor de Paula, Noilton Nunes, Regina Abreu e Maria Luiza Aboim para começar a apresentação das Caravanas Euclidianas. No primeiro dia, foi o auditório da Casa da Cidadania da Prefeitura que nos recebeu com uma calorosa plateia, pela Secretária de Educação Vânia Cristina e por uma simpática fala da Presidente da Academia de Letras de Vassouras, Lielza Lemos Machado, que já acompanhara a Professora Regina em outro projeto da UNIRIO em Vassouras sobre museus. O dia das Oficinas, também especial, aconteceu na Fundação Educacional Severino Sombra, onde o empenho e acolhida da Pró-Reitura Consuelo Mendes foram essenciais.
A TV RioSul, afiliada da TV Globo, esteve no local documentando nosso trabalho e entrevistou o cineasta Noilton e a professora Regina, além de filmar Edeor na Casa de Cultura onde estavam expostos os banners/ estandartes. TV RioSul entrevista Edeor de Paula, cercado pelos banners/estandartes das Caravanas
O PIM (Programa de Intregração pela Música), coordenado por Jane, também teve participação mais que especial nas Caravanas, por ter hospedado os professores Noilton, Regina e Antonio Augusto. Os alunos e professores da oficina que documentou A Terra, coordenados por Maria Luiza Aboim, falaram muito nos "morros pelados", onde as plantações do Ciclo Cafeeiro da região devastou o solo. Hoje, exaurido, mesmo em se plantando, nele nada dá.
Última parada: cemitério, onde visitamos o túmulo de Cônego Rios, considerado santo, onde anualmente, no dia de Finados, desabrocha uma for que, dizem, chora sangue... Uma das alunas da oficina observa a planta do túmulo de Cônego Rios, que fica protegida por um gradeado
Saímos de Vassouras com a sensação de que a cidade dos Barões de Café de outrora ainda tem muita história pra contar.
Depois da longa viagem, partindo do Rio de Janeiro, a equipe Euclidiana chega para mais uma apresentação das Caravanas. Foi o Palace Hotel que acolheu a equipe na simpática cidade de São Fidélis. Uma flor diferente, espécie tropical que vive menos de 24 horas (a Dama da Noite), na porta do hotel que nos acolheu.
Na chegada, a professora Janeth Guarino, que nos ajudou a coordenar a organização das Caravanas em São Fidélis, foi quem nos recebeu. Colégio Fidelense onde Euclides estudou na Rua Euclides da Cunha, em frente ao Rio Paraiba do Sul, paisagem que Euclides deve ter contemplado inúmeras vezes.
Para apresentar o filme de Noilton Nunes, contar um pouco sobre a história de Euclides (que passou parte da sua vida em São Fidélis) e cantar o samba-enredo de Edeor de Paula, fomos até o Cine Teatro Jayme Coelho. Lá, contamos com a presença da Secretária de Educação, Ligia Sueth, e do representante da Secretaria de Cultura. No dia seguinte, as oficinas foram realizadas na escola Mestra Maria Firmina.
O grupo da Terra saiu para documentar o Horto Municipal, a Ponte Preta, a Matriz, o Mercado Municipal, a Biblioteca e muitas outras surpresas que apareceram pelo caminho. Grupo de Alunos da TERRA: Matheus, Kimberly, Professora Maria Luiza, Kamilla, Késsila e Marcelo.
Em um dos bate-papos, o aluno Marcelo comenta sobre a vida dos pescadores, difícil, sobretudo quando os peixes morrem em decorrência de desastres ambientais. Ouvimos estórias horripilantes, caminhamos sobre a linha do trem e avistamos a Cooperativa de Leite. Igreja da Matriz, que também foi visitada, cuja construção iniciou-se em 1799 e foi concluída em 1809. Merecem destaque, como manifestações artísticas incorporadas, a cúpula, as quatro telas pintadas pelos capuchinhos - Vitório de Cambiasca e Angelo Maria de Lucas - e algumas imagens, como as de: São Fidélis, Santa Clara, São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Glória.
Para surpresa e encanto nosso, os alunos presentearam a equipe das Caravanas, Professores Regina e Maria Luiza e Noilton, Edeor, Sergio e inclusive o motorista Paulo, com um lindo presentinho. Ficamos emocionados!
Blog das Caravanas Euclidianas, um projeto concebido por professores e pesquisadores e viabilizado por intermédio do Laboratório de Memória e Imagem do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob a coordenação da Profa Dra Regina Abreu. É apoiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC).